A PESQUISA PSICANALÍTICA NO HOSPITAL GERAL: UMA ARTICULAÇÃO POSSÍVEL

Autores

  • DARIA MOREIRA CARNEIRO LEITE Universidade Estadual do Ceará
  • LEÔNIA CAVALCANTE TEIXEIRA Universidade de Fortaleza
  • KARLA MIRANDA CORRÊA Unichristus

Palavras-chave:

Psicanálise, Pesquisa, Psicologia Hospitalar, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo tem como tema a pesquisa psicanalítica no contexto hospitalar sendo o interesse por esse assunto fruto de pesquisa e prática clínica psicanalítica das autoras no campo da saúde, levando em conta as questões presentes no campo da saúde coletiva e nas especificidades do trabalho psicanalítico nas unidades de saúde terciária como as instituições hospitalares de alta complexidade. Quando se trata de uma pesquisa em que se guiará pela psicanálise, precisamos delimitar a metodologia usada uma vez que o trabalho do inconsciente exige uma metodologia própria. Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar a articulação entre pesquisa, psicanálise e hospital ressaltando o método específico que a psicanálise requer. Para isso foi realizada uma revisão de literatura abordando a temática: psicanálise, pesquisa, psicologia hospitalar, interdisciplinaridade utilizando também os textos de Freud, Lacan e seus comentadores. Dessa forma, a psicanálise vem se constituindo como um método de pesquisa e tratamento aplicado nos mais variados lugares nos quais haja a possibilidade de um psicanalista oferecer uma escuta e acima de tudo mediado pela relação transferencial. A psicanálise ao anunciar a existência do sujeito do inconsciente e o saber que lhe comporta, estabelece com ele um método próprio de terapêutica e investigação que permita o sujeito do inconsciente advir, ressaltando o processo de descoberta singular de cada caso e não estabelecendo um saber universal possível de ser aplicado a todos. A perspectiva psicanalítica do sujeito do inconsciente quando levado para discussões e estudos de caso clínico entre as equipes pode contribuir para assessorar ações e decisões de condutas das equipes interdisciplinares presentes no contexto hospitalar de forma singularizada, seguindo os princípios e diretrizes do SUS e respeitando o conceito de saúde cunhado pela OMS.

 

 

Biografia do Autor

DARIA MOREIRA CARNEIRO LEITE, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (Universidade Estadual do Ceará). Psicó-loga e psicanalista Psicóloga do Instituto Dr. José Frota e do Hospital Dr. Carlos Albert Studart Gomes. Docente de Psicologia da UNICHRISTUS.

LEÔNIA CAVALCANTE TEIXEIRA, Universidade de Fortaleza

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Psicóloga e psicanalista. Coordenadora do LAEpCUS - Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade da UNIFOR. Membro do a "Psicanálise, política e clínica" da ANPEPP; da Rede Internacional Coletivo Amarrações - Psicanálise & Políticas com Juventudes; e do Movimento Cada Vida Importa - "A universidade na prevenção e no enfrentamento da violência no Ceará".

KARLA MIRANDA CORRÊA, Unichristus

Psicóloga do Hospital São José, docente da Universidade Estadual do Ceará, docente do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, e docente do curso de Psicologia da UNICHRISTUS

Downloads

Publicado

2023-12-08

Edição

Seção

Artigo de Revisão