COLECISTECTOMIA VIDEOLAPAROSCÓPICA EM PACI-ENTE COM SITUS INVERSUS TOTALIS - UM RELATO DE CASO

Autores

  • FERNANDA HOLANDA MENEZES Médico Residente de Cirurgia Geral da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Fortaleza, Ceará.
  • MÔNICA TAYNARA MUNIZ FERREIRA Médico Residente de Cirurgia Geral da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Fortaleza, Ceará.
  • VICTORIA OTONI AMORIM Médico Residente de Cirurgia Geral da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Fortaleza, Ceará.
  • ANDERSON DE SOUSA JORGE Médico Residente de Cirurgia Geral da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Fortaleza, Ceará.
  • GLEYDSON CÉSAR DE OLIVEIRA BORGES Cirurgião da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Fortaleza, Ceara.
  • DELANO GURGEL SILVEIRA Cirurgião da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Fortaleza, Ceara

Palavras-chave:

Colecistectomia, Videolaparoscopla, Relato de Caso, Situs Inversus Totalis

Resumo

Situs inversus totalis (SIT) é uma rara condição clínica na qual os órgãos intratorácicos e intra-abdominais estão dispostos em forma inversa. Nestes pacientes, o diagnóstico de algumas doenças torna-se mais desafiador, como o é caso das doenças litiásicas biliares. Nos pacientes com esta anomalia, a dor poderá se apresentar em quadrante superior esquerdo do abdome, diferente do quadro típico em quadrante superior direito. Neste artigo relataremos um caso diagnosticado e devidamente tratado em hospital escola, destacando a técnica utilizada e os principais desafios encontrados. Durante o procedimento, inicialmente, o cirurgião utilizou a pinça da mão esquerda para tracionar a de bolsa de Hartmann e a da mão direita para dissecção. No entanto, a inversão das pinças dentro da cavidade dificultou o procedimento, sendo optado por dissecar utilizando a pinça esquerda. Na literatura, há algumas técnicas diferentes descritas, no entanto, nenhuma técnica é considerada superior a outra, ficando a critério de cada cirurgião. Nestes pacientes, o tratamento padrão ouro, que é a colecistectomia videola-paroscopia, embora seja tecnicamente desafiadora, pode ser realizada de forma segura.

Downloads

Publicado

2024-02-23

Edição

Seção

Relato de Caso