CONSTRUÇÃO E USO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Enfermagem;, Lesão Por Pressão;, Tecnologia Em Saúde;, Educação Em Saúde;, Promoção Em Saúde.Resumo
O uso de material educativo para abordagem de prevenção de lesão por pressão torna o processo de aprendizagem mais participativo, podendo ser adaptado conforme necessidade do grupo abordado. Este estudo objetivou relatar a experiência da construção e uso de uma tecnologia educativa no treinamento sobre o Protocolo de Lesão por Pressão (LPP). Optou-se pelo desenvolvimento de uma Palavra Cruzada (PC) contendo 9 frases compostas por orientações relacionadas à prevenção e tratamento de LPP. A tecnologia foi aplicada nos setores com enfermeiros e técnicos de enfermagem, seguido de discussão acerca da temática. Os treinamentos foram realizados durante a jornada de trabalho dos profissionais, facilitando a participação ativa. Após a discussão sobre as palavras escolhidas, abriu-se um espaço para perguntas e complementação do tema a fim de um feedback sobre a atividade, que foi avaliada como positiva. Como limitações, identificou-se a dificuldade de manter toda a equipe do plantão reunida, em função de questões relativas à demanda do serviço. Foi percebido uma maior sensibilização nas práticas de prevenção para o desenvolvimento de LPP, bem como a identificação precoce de pacientes com risco. As estratégias de educação em serviço, quando dinâmicas e integradoras, contribuem para a prática interdisciplinar, potencializando a aquisição de novos conhecimentos.
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